Nos dias 12 e 13 de novembro, o Andes – RN realizou o 14º Conad Extraordinário na Universidade de Brasília (UnB) e teve como tema “CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”. Representando a ADUEMS, estiveram presentes as professoras da UEMS Ana Cláudia Duarte Mendes e Adma Cristina de Oliveira, que também é diretora do ANDES-SN.
Durante os dois dias de evento, os participantes participaram de plenárias sobre temas como Conjuntura e Movimento Docente e “Balanço sobre atuação do CSP-Conlutas nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação à Central”. Por fim, foi feita uma discussão sobre a permanência ou desfiliação do ANDES da CSP-Conlutas, onde ficou decidido a desfiliação da Central Sindical.
O evento foi marcado por discursos em defesa do presidente eleito Lula, de pautas antirracista, anti-machista, anti-lgbtfóbica, anticapacisita e o repúdio ao neofacismo, a luta pela democracia e por melhores condições de vida para todos.
Estiveram presentes neste Conad 236 pessoas e representantes de 77 sessões sindicais do ANDES-SN.