Reitor da UEMS recebe Presidente da ADUEMS para falar sobre o avanço nas negociações da Carreira

Reitor da UEMS, Laércio Carvalho recebe Presidente da ADUEMS, Esmael Machado para falar sobre o avanço nas negociações da Carreira com o Governo do Estado

O Reitor da UEMS, Laércio Carvalho recebeu o Presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado e Hellen Thaís dos Santos (Diretora de Relações Sindicais da ADUEMS – Maracaju) para falarem sobre o avanço nas negociações da Carreira da categoria com o Governo do Estado.

Durante a reunião foram debatidos os encaminhamentos para agendar junto com a Reitoria da UEMS, uma reunião específica da base da ADUEMS com a Secretária Estadual de Administração, Ana Carolina Araujo Nardes com o objetivo de avançar nos assuntos relacionados a categoria em todas as particularidades da Carreira.

Também ficou acordado com o Reitor da UEMS, Laércio Carvalho a importância de buscar apoio com a bancada estadual de Deputados, para viabilizar a agilidade no avanço das propostas específicas da ADUEMS e a melhoria na Carreira.

“Enfatizamos para o Reitor da UEMS, Laércio Carvalho uma atenção especial na garantia da implantação do Nível VI, em maio de 2024, pois qualquer mudança na Carreira não pode prejudicar esse direito conquistado pela nossa ADUEMS, e que está garantida em Lei. Entendemos que há todo um estudo que ainda está sendo feito pelo Governo do Estado para que não afete o que já é direito adquirido. Não podemos acelerar o processo e correr o risco de perder o que já conquistamos!”, enfatiza o Presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado.

Por imposição legal, a Lei 11.738/2008, do Piso Nacional dos(as) Professores(as) determinou a reposição das categorias representas pela FETEMS norteou a correção dos salários na Educação Básica e o Projeto de Lei do Executivo Estadual foi votado ontem, 18 de outubro, na Comissão de Constituição e Justiça da ALEMS. A aprovação desse projeto de Lei, segundo relatou a Secretaria Estadual de Administração, permitirá ao governo uma ampliação da margem orçamentária que poderá ser utilizada para atender as demandas das demais categorias de Servidores Públicos Estaduais. Isso porque a fórmula de reajuste para os próximos anos será deixará de seguir o percentual definido pelo Governo Federal.

Assim, conforme explicou a Secretária Ana Nardes, o RGA (Reajuste Geral Anual) para todos(as) os(as) Servidores(as) Públicos(as) será igual a partir de 2024.

“Esperamos que com a articulação política junto ao Governo do Estado e com o apoio da Reitoria, a nossa demanda seja atendida o mais breve possível”, pontuou professor Esmael Machado. Lembrando que as negociações estão caminhando por especificidades de cada categoria, sendo nítida a preocupação e o empenho do Governo do Estado em corrigir as distorções presentes nos Planos de Cargos e Carreiras das categorias.

Tags
Deixe um comentário

Confira essas outras notícias