A partir do dia 06 de junho, presidentes de sindicato que tem intenção de concorrer ao pleito eleitoral precisa se licenciar de suas funções. Caso isto não ocorra, o candidato ou candidata fica inelegível.
Incentivado por diversos setores, em especial da educação, o Professor Esmael decidiu se licenciar da função de Presidente da ADUEMS, e assim assumir sua pré-candidatura a Vereador de Dourados-MS, pelo Partido PSD (Partido Social Democrático) . Professora Hellen Thaís assume como Presidente Interina da ADUEMS.
O afastamento do Professor Esmael do cargo de Presidente, se dá por meio do cumprimento da legislação que prevê que o(a) servidor(a) efetivo(a) que pretende concorrer ao cargo eletivo, deve se afastar de suas funções nos prazos de desincompatibilização definidos em lei. Desincompatibilização eleitoral, portanto, é a liberação legal para que a cidadã ou o cidadão possa se candidatar e concorrer em uma eleição.
“A ADUEMS segue ativa na defesa de suas reivindicações junto aos gestores estaduais, bem como atuando para proporcionar atividades em sua sede com intenção de se consolidar como um espaço público de exercício de cidadania via iniciativas que envolvem Ciência, Tecnologia em conexão com artes visuais, música, saraus e outras maneiras de envolver a comunidade. Entro nessa disputa eleitoral depois de ter sido procurado por trabalhadores(as) e estudantes, que sabem que precisamos de avanços que só são possíveis se ocuparmos espaços de decisão, em especial com mandato eletivo no legislativo”, enfatizou o Presidente da ADUEMS, Professor Esmael.
A Professora Hellen Thaís dará continuidade as ações da ADUEMS, intensificando a defesa dos(as) aposentados(as) e da correção de distorções na carreira docente da UEMS.