Filiados/as da AdUEMS e Direção participam de debate sobre o Papel dos Sindicatos e o Sindicalismo Feminino

Filiados/as da AdUEMS e Direção participam de debate sobre o Papel dos Sindicatos e o Sindicalismo Feminino

A AdUEMS promoveu no dia 15 de novembro, um debate sobre a palestra ministrada pela Professora e pesquisadora do IFSudesteMg, Lisleandra Machado sobre A LUTA POR SALÁRIO, CARREIRA E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS/DAS DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR e o Papel dos Sindicatos e sobre o

Embora a sindicalização feminina tenha aumentado, a ausência das mulheres nos espaços de poder e no movimento sindical mostram que estas ainda têm uma participação inferior à sua inserção no mercado de trabalho.

A participação das mulheres nas organizações sindicais é uma forma de garantir o acesso à igualdade de gênero, empoderamento e cidadania, e quotas de representantes femininas nas diretorias.

Durante o debate também foram tiradas as dúvidas dos/as Docentes a respeito da Estrutura Salarial e Impacto da Desvalorização, na qual a remuneração dos docentes da educação superior costuma variar amplamente entre as instituições e é frequentemente insuficiente para cobrir o custo de vida, especialmente em grandes centros urbanos.
Em muitas universidades públicas, os professores recebem salários definidos por planos de carreira que dependem de títulos acadêmicos (como mestrado e doutorado) e da progressão em classes e níveis de carreira.

Estes planos enfrentam a falta de reajustes que acompanhem a inflação, o que resulta em uma perda progressiva de poder aquisitivo (professores/as de UFs e IFs não tem data base) . Essa desvalorização não afeta apenas os/as docentes, mas também prejudica a atratividade da carreira acadêmica e a manutenção de profissionais altamente qualificados.

Tags
Deixe um comentário

Confira essas outras notícias