Diretora de relações sindicais da ADUEMS participa da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Mato Grosso do Sul (CEGTES)

A Diretora do relações sindicais da AdUEMS, Adma Cristhina de Oliveira Salles participou da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Mato Grosso do Sul (CEGTES), que contou com a representação de diversos segmentos sociais. Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” e foi promovida pelo Conselho Estadual de Saúde de MS.

Adma Cristhina de Oliveira Salles fechou o rol de questionamentos em relação ao trabalho e do valor do SUS durante a pandemia, dentro do estado do Mato Grosso do Sul, destacando que há dezoito anos não é feito uma conferência a nível de estado.
Durante o evento, representante da AdUEMS foi eleito para participarem da Conferência Nacional.

A etapa estadual reuniu na capital do MS, Campo Grande, cerca de 400 pessoas, entre representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e pessoas convidadas para debater as condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras na saúde pública e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dos 79 municípios que compõem o estado, 51 realizaram a etapa municipal e levaram à 2ª CEGTES 233 pessoas delegadas e 116 propostas sobre educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde.

A mesa de abertura contou com as participações da secretária adjunta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes-MS), Laíse Rezende, da representante da Secretaria de Estado de Saúde e Representante do Fórum Estadual dos Gestores e Prestadores de Serviços de Saúde, Edelma Tibúrcio, a vice-Presidente do Conselho estadual de MS pelo segmento de usuários do SUS, Marcela Montenegro, a conselheira nacional de saúde e integrante da comissão organizadora da 4ª CNGTES, Fernanda Magano, a conselheira estadual de saúde e coordenadora da comissão organizadora da 2ª CNGTES, Ada Maria Venturini, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, (Cosems MS), Josiane Correa, a docente da Universidade Estadual de MS, Celi Neres e o representante do Fórum Estadual dos Trabalhadores da Área da Saúde, Caio de Barros.

A palestra magna da conferência foi ministrada pelo diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/SGTES/MS), Bruno Guimarães, que destacou como as políticas de saúde e, particularmente, o SUS, estão inseridos no centro de uma crise com confrontos entre os profissionais e trabalhadores de saúde, devido ao impacto da crise sanitária desencadeada após a pandemia de Covid-19.

No segundo dia (31/7) da 2ª CEGTES foram eleitas 32 pessoas delegadas, nove propostas e três diretrizes que serão levadas à etapa nacional em Brasília, nos dias 10 a 13 de dezembro. As delegadas e delegados eleitos poderão contribuir para a formulação de políticas públicas e programas de saúde, promoção da saúde da população e aprimoramento do trabalho e do cuidado. O relatório final da 2ª CEGTES contendo propostas, moções e a eleição dos delegados, podem ser acessados no site do CES-MS.

Em 2024, a 4ª CNGTES está mobilizando todas as regiões de saúde do Brasil para debater a nível nacional a elaboração de diretrizes e propostas que visam a implementação e acompanhamento da Política Nacional de de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, instituída em 2004.

Tags
Deixe um comentário

Confira essas outras notícias