No dia 28 de abril, membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador participaram da Reunião Organizadora da 1ª Audiência Pública de Saúde do Trabalhador na cidade de Dourados-MS. O objetivo da reunião foi discutir o tema principal da audiência. Representando os docentes, esteve presente o presidente da Aduems, Esmael Machado.
Em fala, Esmael relatou aos presentes os casos de adoecimento da UEMS que mais tem afetado docentes, especialmente na questão da saúde mental. “Bournaut e demais questões psiquiátricas têm gerado afastamento de docentes do trabalho. Os professores estão exaustos e não conseguem o respaldo necessário para se recuperarem. A saúde mental ainda é tabu e não é tratada como questão pública, o que precisa urgentemente ser mudado”, afirma o presidente.
Jhonatan Willian, da ouvidoria do SUS em Dourados, afirma que a audiência pública vai ser feita para que haja a criação de um programa voltado à saúde mental, com espaço para discussão de diversas necessidades e problemas do trabalhador. “Serão três audiências com foco nos servidores públicos, na questão dos trabalhadores da rede particular e comércios, e depois na saúde mental e saúde laboral, para que em novembro, possamos construir a jornada da saúde do trabalhador em dourados”, comenta.
Problemas como a falta de nexo causal com o trabalho, omissão de médicos ao dar atestados, absenteísmo e a falta da quantificação por afastamento oficial para o cuidado com a saúde são alguns dos problemas relatados ao Sindicato por filiados da Aduems.
Assim, em busca de resposta e resolução destas e outras questões, a Aduems faz parte da Comissão da Saúde do Trabalhador.