Nesta terça-feira (7) o presidente da ADUEMS, Esmael Machado, esteve em Campo Grande na Assembleia Legislativa e na Governadoria para entregar aos parlamentares e ao vice-governador do Estado, Barbosinha, um ofício com as demandas urgentes de valorização dos docentes da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul).
Segundo o presidente as demandas são: reajuste salarial de 38,28%, auxílio-creche, seguro de vida e invalidez e reformulação normativa da trava de barreira para acesso ao regime de tempo integral de docentes.
Os pedidos se deram em razão de fatores como a perda salarial ocasionada pelos reajustes mínimos aplicados nos últimos anos, aliado ao aumento do custo de vida no país que tem ocasionado a perda de poder aquisitivo dos servidores efetivos e aposentados, também ao fato de o auxílio pré-escolar ser um direito assegurado aos servidores das carreiras federais tendo por objetivo oferecer aos servidores, durante a jornada de trabalho, condições de atendimento aos seus dependentes. Também a preocupação com os riscos inerentes a profissão da docência, em especifico riscos atinentes a acidentes de deslocamentos e de trabalho, bem como, o adoecimento em virtude do stress da carreira docente e o direito de mudarem seu regime de trabalho para o de tempo de integral, medida que, caso implementada, trará reconhecimento na carreira aos servidores docentes que muito contribuem para o desenvolvimento da educação superior do nosso Estado.
O ofício foi entregue em mãos ao Deputado Estadual Pedro Pedrossian Neto e debatido em reunião com o vice-governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Barbosinha. “A valorização do magistério foi uma das principais motivações para a reunião com as autoridades, já que é um assunto que tem mexido com a comunidade de professores, implicando nas reduções salarias e baixos benefícios. O objetivo da ADUEMS é garantir que os direitos de nossos filiados e de toda a classe sejam respeitados e cumpridos, visando a valorização nos trabalhadores e, consequentemente, melhor desempenho e aproveitamento em sala de aula, na questão de transmitir conhecimento.”, falou o presidente Esmael Machado.