Em parceria com o SIMTED Dourados, a AdUEMS informa que as inscrições para o “Encontro Formativo para Articuladores do Grito dos Excluídos e das Excluídas 2024: 30 anos de Resistência” estão abertas.
O evento acontece nos dias 28 e 29 de junho de 2024, na sede do SIMTED Dourados, localizado na Rua Maria da Glória, 670, Vila Industrial – Dourados (MS).
O encontro contará com a presença do Padre Alfredo José Gonçalves, que fará uma reflexão acerca da conjuntura mundial e nacional, no que se refere às questões sociopolíticas e econômicas.
Todos os educadores e educadoras, entidades sindicais e movimentos sociais de Dourados e região, lideranças indígenas, estudantes e demais interessados(as) em participar da organização do tradicional Grito dos Excluídos e Excluídas.
O Grito dos Excluídos e Excluídas ecoa todos os anos de Norte a Sul do Brasil – em todos estados e no Distrito Federal – e rompe fronteiras. Ocupa ruas e praças, nos centros urbanos e rurais, as periferias, rios e praias e viraliza nas redes sociais. Lembrando e conclamando que: é na luta e com participação popular que um povo se faz independente, dono e construtor de sua história.
Ao longo dos anos, o Grito dos Excluídos e Excluídas mudou a cara do 7 de setembro e da Semana da Pátria. Chamou o povo para descer das arquibancadas dos desfiles cívicos e militares e participar, ativamente, na luta por seus direitos podem se inscrever através do link www.simted.org.br/eventos – de 03 a 22 de junho de 2024. São 150 vagas disponíveis.
Veja a programação:
28/06 – SEXTA-FEIRA
- 18h – Acolhida;
- 18h20 – Mística;
- 18h40 – Reflexão: A Conjuntura Mundial e Nacional e os Desafios para a Promoção e Valorização da Vida (Pe. Alfredo J. Gonçalves)
29/06 – SÁBADO – Manhã
- 7h30 – Mística;
- 8h – Desafios para ampliar a participação popular nas articulações para a realização do Grito dos Excluídos e Excluídas 2024;
- 10h – Conjuntura do Grito dos Excluídos e Excluídas no Estado de MS (troca de experiências entre os participantes de cada localidade);
Reflexão: Como superar os desafios para continuar a luta pela promoção da vida; - 12h – Almoço.