A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – ADUEMS – repudia veementemente a aprovação do Projeto de Lei votado no último dia 22 de maio, na Câmara Municipal de Dourados, gestado de forma autoritária pelo prefeito
Alan Gudes.
O projeto desmonta a carreira de professor do magistério municipal, construído com muito esforço ao longo de décadas pelo Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados – MS. Assim, a partir do mês de maio de 2023, o prefeito deixa de pagar o índice de reajuste do Piso Nacional do Magistério para professores com graduação que atuam na Rede Municipal de Ensino.
Consideramos este, um ato vergonhoso, onde milhares de trabalhadores e trabalhadoras e suas famílias ficarão sem reajuste real em seus salários e sem a possibilidade de acesso à uma valorização profissional, conforme consta no Piso Nacional do Magistério.
Por isso, manifestamos nosso apoio às paralizações dos docentes em Dourados na última semana, bem como a adesão à greve nacional no dia de hoje (26). Também acolhemos e apoiamos fortemente a luta do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação – SIMTED pelo cumprimento do piso nacional do magistério para os professores em Dourados.