A Direção da ADUEMS manifesta apoio e solidariedade aos Trabalhadores Técnicos Administrativos da UFMS e UFGD de Dourados e das demais universidades federais brasileiras, que estão de greve desde o dia 11 de março de 2024, reivindicando Reestruturação da Carreira do PCCTA – Lei 11.091/2005 e Reposição Salarial para os anos de 2024, 2025 e 2025, bem como a recomposição orçamentária das instituições.
Os salários dos técnico-administrativos e docentes das Universidades Federais estão perdendo a corrida para a inflação. Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) identificou que as perdas acumuladas desde 2015 no grupo de técnicos é de 23,89%.
Depois de mais de seis anos sem nenhum reajuste, os técnico-administrativos foram beneficiados com um reajuste salarial de 9%, concedido em abril do ano passado para os servidores do Poder Executivo. Mas como os salários estavam congelados desde 2017, a categoria reclama que não foi possível recuperar o poder de compra com esse aumento.
A ADUEMS reforça que a valorização da carreira é imprescindível no cumprimento da função educativa, social, acadêmico-científica, cultural e tecnológica das universidades públicsa brasileira.
Se o Governo Federal não apresentar uma contraproposta imediata aos Servidores(as) para que se finalize o processo de paralisação, o trabalho de atendimento à comunidade em geral, priorizando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, continuará parado!